sábado, 5 de dezembro de 2009

Um Pouco mais sobre Síndrome de Down

O que é Sindrome de Down?

Síndrome de Down é uma condição genética conhecida há mais de um século descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%).

No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.

A inclusão escolar de alunos com Down

Para promover a inclusão de alunos com Down, Diáz-Caneja e Apodaca (2009) argumentam que não basta apenas adaptar os espaços ou eliminar conteúdos parciais ou pontuais; mas sim de uma medida muito excepcional que se toma quando efetivamente um aluno não é capaz de alcançar os objetivos básicos. Assim, a partir da educação primária, é muito provável que um aluno com Síndrome de Down requeira uma adaptação curricular significativa, se cursar seus estudos em um centro de integração.
A equipe que vai desenvolver uma adaptação curricular significativa tem que ser mais rigorosa que nos outros casos, salientam Caneja e Apodaca (2009) e a avaliação das aprendizagens têm que ser mais especializada tendo em conta fatores como: a capacidade de aprendizagem, o funcionamento sensorial, o funcionamento motor, o contexto sócio-familiar.
Além disso, a criança deve estar sujeita a um maior controle, com o fim de lhe facilitar ao máximo suas aprendizagens e de fazer as modificações e adequações que se considerem oportunas, em cada momento.
De acordo com as autoras, existem cinco questões básicas que a equipe pedagógica deve fazer antes de promover as adaptações curriculares: a) O que é que o aluno não consegue fazer? - o objetivo; b) Quais conteúdos são necessários para alcançar esse objetivo e o que o aluno já possui? - a avaliação inicial; c) Qual é a seqüência das aprendizagens? Qual é o passo mais estratégico para ajudar o aluno? - seqüência, ordem, termporalização; d) Como vou ensinar isso tudo? - metodologia; e) A ajuda tem sido eficaz? Tem alcançado o objetivo? - avaliação contínua.

DIÁZ-CANEJA, Patricia e APODACA, Rosa Ruiz de. Adaptações Curriculares. In: http://www.portalsindromededown.com/inclusao.php. Acessado em 03 de dezembro de 2009 13 p.

RODRIGUES-TRAVASSOS, Fernanda. O que é Sindrome de Down. In: http://www.portalsindromededown.com/oquesd.php. Acessado em 03 de dezembro de 2009 1 p.

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